domingo, 12 de junho de 2022


 UM FILÓSOFO DE SUBÚRBIO

 Poderia eu apenas cobiçar e lutar para a minha fortuna pessoal, fiquei muito tempo a escutar filósofos, sociólogos e poetas. Talvez se não fosse o veneno destes homens do passado, dos contemporâneos que nasceram com amor a humanidade, eu tivesse os mesmos princípios morais e as mesmas virtudes dos “homens bem sucedidos.” Talvez me inspirasse a mais terna solicitude a minoria dos poderosos do mundo, talvez eu fosse impiedoso com a massa sofredora. Rousseau foi um dos primeiro a falar de “homens odiosos a ponto de cobiçar mais do que o suficiente, enquanto outros homens morrem de fome.” Realmente se seguirmos a cadeia de nossos vícios, descobriremos que o primeiro elo esta preso a desigualdade de riquezas. É meu mal foi não ter somente lido romances de sucesso de massa, fui preocupar-me com o mundo, o qual nunca terá conserto, será apenas ponto de debates entre ideologias opostas, pois mesmo o pobre libertário muda suas atitudes quando muda sua posição social e mesmo não mudando tem a mania de acreditar no Diabo pensando que é Deus e coloca um canalha no poder. Raros, raros são os homens que por toda a sua vida lutam por amor a humanidade, acho que mesmo sem expressão, sou um deles.

 Jaime Baghá um sonhador 

Nenhum comentário: